Quando você precisa fazer aquela boa faxina, de dar inveja nas visitas e deixar sua casa brilhando, quem você contrata: uma empregada doméstica ou uma diarista?

Diarista x Empregada doméstica – Entenda as diferenças

Parece uma pergunta simples e com resposta óbvia, não é mesmo? Na verdade, esse tema costuma confundir muitas pessoas, principalmente quem está procurando uma profissional para fazer trabalhos pontuais em sua casa.

Para ajudar aqueles que estão em dúvida sobre esses dois perfis de trabalhadores, preparamos um texto esclarecendo exatamente “quem é quem”. Confira abaixo e nunca mais se confunda.

Empregada doméstica

Sabe aquela pessoa que costuma passar décadas com uma mesma família, que está todos os dias em casa, que costuma dormir no emprego e vê, muitas vezes, os filhos dos patrões crescendo?

Essa é a empregada doméstica. Atualmente, as empregadas domésticas são funcionárias de uma casa. Inclusive com registro em carteira e todos os direitos que um funcionário que trabalhe, em regime CLT, tem.

Quando você contrata uma empregada doméstica paga uma remuneração mensal a essa profissional, que tem direito a receber um salário mínimo, horas extras caso trabalhe além do período combinado, repouso semanal remunerado, férias, décimo terceiro, dentre outros. Um ponto que precisa ser destacado é que a empregada doméstica, assim como um trabalhador contratado em uma loja ou fábrica, tem vínculo empregatício. Ou seja, caso seja demitido, sem justa causa, tem direito a receber suas verbas rescisórias.

Diarista

Agora, se você é daquelas pessoas que conta sempre, em um dia da semana, ou alguns dias por mês, com a ajuda de uma profissional para limpar sua casa ou escritório, então você tem a seu dispor uma diarista.

A diarista, ao contrário da empregada doméstica, não tem um salário fixo ao final do mês. Sua remuneração mensal dependerá da quantidade de “faxinas” que ela fizer. Ou seja, para quantas pessoas ou empresas ela trabalhar.

Como são profissionais autônomas, não há qualquer vínculo entre o contratante e esta trabalhadora. Por isso, as diaristas costumam prestar serviço em vários locais diferentes durante a semana.

Empregada doméstica ou diarista: qual devo contratar?

Agora que você compreende as diferenças entre essas duas profissionais, uma dúvida comum pode surgir: afinal, qual delas devo contratar? A resposta para isso é: depende de suas necessidades.

Para quem precisa de uma pessoa que esteja todos os dias em sua casa, fazendo uma limpeza contínua ou mesmo executando outras tarefas, o ideal é contratar uma empregada doméstica.

Mas, se você precisa de alguém que compareça apenas uma vez na semana ou apenas algumas vezes ao mês para fazer uma arrumação pontual, uma diarista pode ser a melhor opção.

Onde encontrar uma boa diarista?

Precisa de uma boa diarista com urgência, mas não sabe a quem recorrer? Que tal conhecer o serviço do Melhores Diaristas? Em nossa plataforma, temos várias diaristas cadastradas para serviços de faxineira, cozinheira e passadeira. No site, você agenda o serviço desejado para data e horário de sua conveniência e nosso sistema irá buscar a diarista mais próxima à você. No e-mail de confirmação do agendamento, você já sabe qual diarista irá te atender, e ela entrará em contato com você por WhatsApp para acertar detalhes e tornar a sua experiência mais customizada possível.

Aqui, você pode pagar em dinheiro no final do serviço ou no cartão de crédito. Tudo de forma simples e bastante confiável. Faça o teste, e nos conte como foi sua experiência. Temos certeza que, depois de experimentar o Melhores Diaristas, sua casa estará sempre impecável.


2 comentários

Dia dos Namorados: Curta em Casa | Blog Melhores Diaristas · 11/06/2019 às 09:22

[…] e-mail de confirmação do agendamento, você já fica sabendo o nome da sua diarista, e ela entrará em contato com você por WhatsApp. Agora é só combinar os detalhes para tudo […]

Limpeza Comum X Faxina Pesada | Blog Melhores Diaristas · 14/06/2019 às 15:03

[…] limpeza comum é aquela que você faz em seu dia a dia, sem precisar da ajuda de uma diarista. Aliás, essa é a hora em que você costuma fazer tarefas mais básicas em sua […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *