Chega o final de semana e você ouve, ou mesmo fala com aquela amiga: vou limpar a casa. Ou escuta outras dizendo que vão fazer aquela faxina, para deixar a casa brilhando.

Limpeza e faxina. Parece tudo a mesma coisa, não é mesmo? O ato de limpar a casa e deixar tudo sem pó, brilhando, bem organizado, certo? Não exatamente.

Embora sejam uma espécie de sinônimo de organização, a limpeza e a faxina tem diferenças que podem influenciar bastante no tamanho e na intensidade dessas tarefas.

Duvida? Então acompanhe esse texto. Vamos mostrar exatamente quais as diferenças entre uma e outra. Acompanhe.

Limpeza Comum

A limpeza comum é aquela que você faz em seu dia a dia, sem precisar da ajuda de uma diarista. Aliás, essa é a hora em que você costuma fazer tarefas mais básicas em sua casa.

Por exemplo, neste tipo de limpeza é habitual retirar o pó dos móveis, varrer o chão e utilizar para limpar o piso produtos bem mais leves, como o esfregão, sabão, detergente ou um desinfetante mais delicado.

A limpeza leve é muito indicada não só para deixar sua casa com cara de limpa, mas também para quem sofre com alergias. Com o ambiente livre de poeiras, as crises alérgicas podem diminuir bastante ou até mesmo terminar por um tempo.

Dentro dessa limpeza comum, geral, existe outro tipo de limpeza, chamada de limpeza leve. Nesse tipo de organização é feita uma higienização completa, com o auxílio de produtos químicos mais fortes, como a água sanitária ou solventes.

A limpeza leve costuma ser feita em locais onde há resíduos que se originaram de materiais orgânicos, como no banheiro ou na cozinha, no ambiente doméstico.

Em empresas, esse tipo de limpeza costuma ser feito em estabelecimentos como consultórios médicos e restaurantes. Além, claro, dos banheiros e cozinhas ou refeitórios.

Faxina pesada

Já na limpeza pesada, chamada também de esterilização por algumas empresas, o objetivo principal é fazer uma higienização completa, retirando do ambiente quaisquer agentes contaminantes que possam causar doenças.

A limpeza pesada emprega produtos de limpeza muito fortes e que tem como objetivo acabar com vírus, bactérias e outros que possam infectar pessoas, sobretudo aquelas que estão com seu organismo debilitado.

Por isso, a limpeza pesada costuma ser feita em locais onde a higiene é essencial, como hospitais, centros de saúde, consultórios médicos e odontológicos e, também, nos instrumentos utilizados por profissionais de saúde.

Em uma casa ou apartamento, a faxina pesada também é realizada. Mas aqui com menor frequência. Ela se caracteriza pela higienização completa de todos os cômodos e outros utensílios que possam abrigar agentes contaminantes.

Nesse período, costumam ser trocados lençóis, cortinas, capas de sofás, dentre outros. O teto tende a ser limpo, bem como todos os cantos de móveis, frestas e tudo aquilo que possa acumular poeira ou sujeira.

Limpeza comum x faxina pesada: quando fazer cada uma delas?

O ideal é que a faxina pesada seja feita, pelo menos, uma vez ao mês, enquanto a limpeza comum deve ser realizada todos os dias.

E, se você precisa de uma ajuda para colocar sua casa em ordem, fale conosco, da plataforma Melhores Diaristas. Temos a profissional certa para deixar sua casa brilhando. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *